Quem somos nós

Minha foto
São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, Brazil
A AMORBASP - Associação de Moradores do Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos/RJ é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo principal promover o congraçamento entre os moradores do Balneário São Pedro; zelar por sua estrutura operacional; promover melhorias e resguardar pelo bem-estar de seus moradores, veranistas e dos turistas que nos visitam. Somos, antes de qualquer coisa e acima de tudo, uma entidade que preservará pelo bem estar e pela qualidade de vida de todos os seus habitantes. A Associação não tem, e tem por objetivo nunca ter, qualquer vinculo politico-partidário. Por ser o veículo principal de informações da AMORBASP, a Associação de Proprietários e Moradores do Balneário São Pedro só se responsabiliza pelas informações colocadas aqui e não se reponderá por outras informaçãoes oriundas de outras fontes ou comentadas em outros veículos informativos. Sejam benvindos ao nosso blog e participem, sempre! De sua participação dependerá o sucesso de nossa Associação! Saudações Associativas!!!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

AMORBASP é recebida em audiência pelo Comando do 25o.. Batalhão da Policia Militar

Saudações Associativas!


O Comandante do 25o. Batalhão da PMERJ, Cel. Gilmar Barros dos Reis, recebeu hoje, 3a. feira dia 11 de dezembro, os representantes da Diretoria da AMORBASP José Raimundo Carvalho (Presidente) e Alexandre Petra (1o. Tesoureiro) em audiência privada para que fosse dado conhecimento pela Associação àquele Comando dos problemas que mais afligem o nosso Balneário São Pedro no que tange à Segurança Pública.

Na ocasião, foram entregues os seguintes documentos ao Comando do 25o. BPMERJ:
- Ofício AMORBASP 004/2012
- Anexo ao Ofício 004/2012, que são mostrados abaixo:

Ao 25º. Batalhão da PMERJ                                                Ofício AMORBASP 004/2012
A/C Comte. Cel. Gilmar Barros dos Reis                   
                                                                       São Pedro da Aldeia/RJ, 11/12/2012
Prezado Senhor.
Cordiais Saudações!

Estamos encaminhando, em anexo, as solicitações de ações desta Corporação quanto às necessidades URGENTES do bairro BALNEÁRIO SÃO PEDRO (lado de baixo, à beira da lagoa), em São Pedro da Aldeia, quanto à questões de Segurança Pública que, ao nosso ver, mais nos afligem atualmente.

A Associação de Proprietários e Moradores do Balneário São Pedro – AMORBASP vem desenvolvendo um trabalho de recuperação de nosso bairro, através da mobilização de seus moradores em torno desta AMORBASP desde o mês de julho p.p., onde se deu a eleição da Nova Diretoria.

Reestruturamos nossas ações através da criação de nossa SEDE no prédio que era originalmente um Posto Policial de sua Corporação, mas que estava desativado há alguns anos, na beira da lagoa, na praça em frente à Pousada da Associação dos Magistrados (AMAERJ).

Criamos meios e instrumentos que nos permitem uma inter-relação de comunicação e atuação com nossos associados e o público em geral, tais como um blog (http://moradoresdobalneariosaopedro.blogspot.com.br) que alcança hoje mais de 2.000 visitações e um email (moradoresbalneariosaopedro.spa@gmail.com), onde estão cadastrados mais de 200 moradores e parceiros do Balneário São Pedro em sua caixa de correspondência.

Temos hoje, Sr. Comandante, condições de atender nossos associados, apoiadores, autoridades municipais e demais parceiros, e nos apresentarmos física e operacionalmente na nossa Sede.

Estamos nos fazendo representar, e participar, nos mais diversos eventos no município onde se faça necessária a participação da sociedade civil organizada, e, assim, colaborar, e contribuir, com os reais aspectos de cidadania, tão necessários hoje em dia em nosso município.

Isto posto, gostaríamos de contar com seu apoio pessoal e de sua Corporação para nos auxiliar na nossa tarefa de promover as melhorias necessárias no nosso bairro, no que tange á questão da segurança de nossos moradores e visitantes, as quais descrevemos em nosso anexo.

Certos que daqui irá surgir um congraçamento de ideias e ações cidadãs, manifestamos nossos mais sinceros e verdadeiros protestos de estima e consideração.


José Raimundo Carvalho
Presidente da AMORBASP

_____________________________


ANEXO
(compõe o Ofício AMORBASP no. 004/2012 ao Comando do 25º. Batalhão da PMERJ)

Principais Necessidades e Reinvindicações do Balneário São Pedro
em Questões de Segurança Pública

Antes de citar as nossas necessidades, desde já, nos colocamos à disposição e nos comprometemos para uma colaboração efetiva com o 25º. Batalhão da PMERJ, seja na forma presencial, em conjunto, como na forma de auxilio na troca de informações quanto às atividades de ocorrências no local.

Nossas Reivindicações:

  1. Instalação de Patrulhamento Ostensivo com Rondas Diárias em TODO o Balneário São Pedro. Fica aqui a nossa sugestão de que quando as viaturas saírem à Cia. depois de alguma ocorrência, ao invés de entrarem direto na Cia. após fazer o retorno no MacDonald, entrarem na rua do radar de 60 km, passarem por dentro do Balneário São Pedro e saírem na rua de entrada do “Queijão”, que já seria a rua que daria acesso à Cia. Esta já seria uma “ronda” que poderia ser efetuada e demonstraria aumento de policiamento no bairro. Este trajeto não substituiria rondas formais em outros períodos durante o dia ou à noite.

  1. Criação de uma “linha-direta” (além do “190”), facilitando a comunicação da AMORBASP, ou de qualquer morador local) com a 2ª. Cia. PM localizada no Balneário, para eventuais necessidades de urgência em relação a furtos, roubos e demais ocorrências policiais.

  1. Presença de efetivo mínimo de policiais durante os fins-de-semana na Orla do Balneário São Pedro, visto à grande afluência de moradores, turistas e visitantes nestes períodos ao local, ocasionando tumultos no tocante a tráfego de motos, carros de som, veículos diversos sem emplacamento fazendo arruaças e cometendo infrações de trânsito em demasiaEstas atividades têm colocado em risco crianças, idosos e demais parcelas da população usuária do logradouro.

  1. Presença ostensiva de alguma guarnição da PM, que vise coibir a presença de usuários e traficantes de drogas no logradouro, o que tem sido presenciado, e denunciado, constantemente pelos moradores do local, principalmente nos períodos de meio de semana, à noite.

  1. Presença, ou ronda, de Policiais Militares que vise coibir, e punir, o estacionamento e permanência de veículos de forma suspeita na Orla da Lagoa, utilizando o local como se fosse um “motel”, além do consumo e troca de drogas durante a noite.

Estas seriam as nossas necessidades para as quais pedimos a ajuda e a efetiva participação do 25º. BPM.
Gratos, atenciosamente,


José Raimundo Carvalho
Presidente da AMORBASP

_____________________________________________


A audiência se mostrou proveitosa ao ver dos Diretores da AMORBASP. 
E, também, causou excelente impressão a participação e ações da AMORBASP ao Comandante do Batalhão de Cabo Frio.

O Coronel Gilmar se mostrou receptivo aos nosso pedidos, inclusive já tomando providências imediatas, com compromisso de atendimento quanto ao que consta no item 1 (ronda interna no Balneário na volta das viaturas que saiam para atender ocorrências de trabalho), com instruções neste sentido sendo imediatamente passadas à 2a. Cia. PM no Balneário (beira da rodovia).

Quanto ao item 2 das nossas reivindicações (criação de uma linha direta com a PM para o caso de ocorrências policiais no Balneário), o Coronel nos pôs à disposição o telefone direto da 2a. Cia. PM (Balneário), com instruções de atendimento imediato, quando acionada aquela Cia. PM pelos moradores do Balneário São Pedro.
Os telefones de contato a serem utilizados pelos moradores do Balneário São Pedro, somente em caso de real e verdadeira necessidade, são os seguintes:
2a. Companhia PM (Balneário):
Tels: 2627.2284
        2621.0190

O Coronel Gilmar acatou, também de imediato, o constante no item 3 (reprimir a presença de veículos cometendo delitos de trânsito na orla do Balneário São Pedro). 
No sentido do atendimento a esta reivindicação, "blitzens" passarão a ser feitas periodicamente nos limites geográficos e nas áreas internas do nosso Balneário já a partir do próximo fim-de-semana. 
Para servir de contra-partida por parte dos moradores do Balneário São Pedro à esta iniciativa do 25o. Batalhão, a AMORBASP se comprometeu a promover uma Campanha de Esclarecimento e Motivação junto aos moradores (principalmente seus filhos e moradores mais jovens) no sentido de serem os primeiros a darem o exemplo no sentido do cumprimento destas leis de trânsito e que sejam moderados os seus comportamentos  como motoristas nas vias do Balneário São Pedro.
Pedimos também que os moradores comecem a trafegar com seus veículos pelo Balneário munidos de seus documentos (particulares e do veículo), para que se evite surpresas a partir de agora!
Colaboração de todos, irá refletir no benefício de todos... simples assim!

OBS: Já está em andamento uma série de contatos da Diretoria da AMORBASP                                                                                                                                                     com o DETRAN no sentido de serem colocadas placas com permissão, ou não, de estacionamento e limites de velocidades a serem distribuidas por diversos logradouros do Balneário São Pedro.

Quanto ao item 4 (colocação de um grupamento da PM para a repressão ao consumo de drogas nos estacionamentos da orla) o Comandante esclareceu que este trabalho já está sob investigação há algum tempo e será intensificado a partir de agora.

No que se refere ao item 5 (patrulhamento visando a diminuição de carros e demais veículos no espaço debaixo das árvores na orla), nos esclareceu o Coronel ser esta uma função mais afeita à Guarda Municipal de SPA, no que concorda a Diretoria da AMORBASP.
Assim sendo, já que a AMORBASP tem feito gestões junto à GM/SPA para que exista um destacamento móvel para patrulhamento do Balneário, e devido a estarmos em final de mandato municipal, esperaremos a entrada da nova gestão municipal para retomarmos as tentativas de solução para o problema.
No entanto, com o objetivo de resolver o problema a nível interno da AMORBASP, mesmo já tendo um compromisso da futura gestão municipal quanto à resolução, continuaremos colocando os pinos de concreto no entorno da orla (desde que encontremos peças disponíveis pelo Balneário), visando o impedimento de tais veículos estacionarem no local.

********************************************

Bom, eram estes os informes sobre a audiência com o 25o. Batalhão PM.
Fizemos o necessário, o possível, para nos mostrarmos como representantes dos moradores do Balneário São Pedro, enfatizando que acreditamos nas Instituições Governamentais, que estamos buscando parcerias com elas e estamos defendendo nossos direitos e buscando soluções para nossos problemas na forma da lei e nela confiando.

Nossa parte foi feita, e bem!
Esperemos o cumprimento das promessas e compromissos firmados pelo Comandante Gilmar para as melhorias na segurança do nosso bairro a partir de hoje!
Temos urgência, mas a calma é a melhor amiga de resultados positivos, não se esqueçam, meus amigos!

Não temos soluções "sonhadoras e inexequiveis" como se tinha em outras épocas e numa outra estrutura que hoje não temos , ainda, no Balneário São Pedro. 
No futuro, quem sabe não estaremos atuando de outra forma e buscando soluções mais "ousadas" para TODOS os nossos problemas, baseados em outra realidade estrutural, operacional, participativa e, principalmente, financeira?

É assim que faz a atual Diretoria.
Luta com o que tem, dentro do possível, e tenta cumprir suas obrigações de forma clara e transparente, se baseando na ética e na responsabilidade com o coletivo e não somente com o particular restrito de algum(ns) grupos(s).

Somos representantes de um TODO e não somente de pequenos grupos que, temos a certeza, em breve futuro estarão marchando junto a AMORBASP, de forma plena, para melhoria do nosso local de moradia e sermos mais felizes por aqui!

Abraços a todos e até a próxima!