Quem somos nós

Minha foto
São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, Brazil
A AMORBASP - Associação de Moradores do Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos/RJ é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo principal promover o congraçamento entre os moradores do Balneário São Pedro; zelar por sua estrutura operacional; promover melhorias e resguardar pelo bem-estar de seus moradores, veranistas e dos turistas que nos visitam. Somos, antes de qualquer coisa e acima de tudo, uma entidade que preservará pelo bem estar e pela qualidade de vida de todos os seus habitantes. A Associação não tem, e tem por objetivo nunca ter, qualquer vinculo politico-partidário. Por ser o veículo principal de informações da AMORBASP, a Associação de Proprietários e Moradores do Balneário São Pedro só se responsabiliza pelas informações colocadas aqui e não se reponderá por outras informaçãoes oriundas de outras fontes ou comentadas em outros veículos informativos. Sejam benvindos ao nosso blog e participem, sempre! De sua participação dependerá o sucesso de nossa Associação! Saudações Associativas!!!

quarta-feira, 5 de março de 2014

O Carnaval que NÃO Esperávamos... ou Esperávamos?


Saudações Associativas!




Hoje, carnaval acabado, estamos em plena Quarta-feira de Cinzas.



Passamos o carnaval no Balneário São Pedro de forma atípica, enlutados, devido ao falecimento de uma criança - uma menina de 10 anos, atingida por um poste no domingo de carnaval, quando brincava com sua família, praticando um esporte chamado "slackline" que se resume em colocar uma fita entre dois pontos fixos a alguma distância do chão e fazer acrobacias de equilibrio sobre a mesma como se fosse uma corda-bamba. 

Isto aconteceu na orla do Balneário São pedro, muito próximo à Sede da AMORBASP.
Um dos postes onde estava amarrada e pressionada a fita não suportou e veio a cair sobre a criança, atingindo-a na cabeça e provocando a sua morte.


Antes de qualquer coisa, gostariamos de deixar aqui nossos sentimentos de pêsames e solidariedade à familia do amigo e companheiro de AMORBASP José Francisco Felipe e sua família pelo acontecido, já que a criança estava hospedada em sua casa na Rua Brandão Filho com seus pais - era sua sobrinha, muito amada por ele, por sua esposa Socorro e seu filho Mateus. 

Que se estenda este votos aos pais da criança.


O Sr. Felipe tem história ativa nas lutas da AMORBASP como efetivo participante de nossa ações visando a melhoria de nosso bairro e sempre teve, e terá, nosso respeito, agradecimento e admiração por seu sentimento de coletividade e companheirismo sempre demonstrdos com os moradores do Balneário São Pedro.



O que seria somente uma diversão, uma brincadeira de crianças e jovens, se transformou em uma tragédia, para a qual ainda se buscam os motivos reais e suas devidas responsabilidades!


Este poste, faz parte de um conjunto de tres unidades que pertenciam a um quiosque de propriedade do Sr. Rocha, desativado há anos, que fica ao lado da Sede da AMORBASP e da Unidade de Tratamento da PROLAGOS, na orla.
No ano passado, mais precisamente em novembro, enviamos um oficio à Secretaria Municipal do Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, datado de 18/11/2013 e protocolado na PMSPA em 21/11/2013, solicitando a remoção e movimentação de dois destes postes para outros locais da orla, visando a melhoria da iluminação de nosso bairro, visto que a localização atual não beneficiava em nada esta iluminação, já que estavam desativados há muito tempo e não teriam nenhuma utilidade em ficar onde estavam.

Esta solicitação consta do oficio AMORBASP 010/2013, conforme pode ser visto a sguir: 



Ressalta-se que este ofício foi motivado para enfatizar um pedido feito em reunião do mês de maio  do mesmo ano na Sede da AMORBASP com o "staff" da referida Secretaria, onde participou toda a Diretoria da AMORBASP. 

Portanto o pedido quanto á situação destes postes se origina em maio/2013 e foi reforçado através do ofício em epígrafe em novembro de 2013.
Iso corrobora a atuação da AMORBASP no sentido de que fosse dada ênfase à esta ação da PMSPA quanto à movimentação, reinstalaçao elétrica e atualização destes postes pela Prefeitura, há quase um ano.

Cabe salientar que na semana que precedeu o carnaval - mais precisamente na sexta-feira, dia 21 de fevereiro - houve um encontro na Sede da AMORBASP entre o Sr. Marcinho (responsável pelo Serviço Público no Balneário São Pedro e Praia Linda), o Sr. Mimi (responsável pla iluminação pública na PMSPA) e o Presidente da AMORBASP tratando deste assunto.
O Sr. Mimi, na ocasião, telefonou para o Sr. Mauro (responsável pela empresa terceirizada de Ilumição Pública no município), na presença do Presidente da AMORBASP e do Sr. Marcinho, falando sobre o assunto, inclusive solicitando a urgência e que fosse dada a devida prioridade à remoção, re-colocação e verificação do estado físico dos postes em questão.
A resposta escutada pelas tres pessoas, em conjunto, já que a ligação estava em "viva-voz", foi a de que o Sr. Mauro estaria em reunião na PMSPA ainda naquela sexta-feira e daria uma solução para o caso no sábado (dia seguinte) ou na segunda-feira 24/02 (3 dias depois). 
Isto não aconteceu.

Enfatiza-se também, que o Presidente da AMORBASP se comunicou com a PMSPA sobre o problema sobre esta promessa de execução do serviço durante a semana que precedeu o carnaval e nada foi resolvido.

Portanto, e pelo relatado acima, pode-se concluir que se sabia da situação, se pediu a remoção, se pediu a avaliação física para tal e a recolocação dos postes em outro local. Isto foi o que fez a AMORBASP.
De fato, e na verdade, a unica ação feita pela PMSPA foi a de "caiar" estes postes, juntamente com mobiliários urbanos na orla do Balneário São Pedro.

Não se quer aqui buscar responsabilidades, como foi frisado no inicio desta postagem.
O que se quer, isto sim e com objetivo claro, é deixar explicitado o que ocorreu, de que forma ocorreu e quem são os "atores" desta fatalidade... ou tragédia!


Este fato deixou uma familia enlutada; e por tal razão, revoltada com o acontecido.
Vejam aqui a  página do amigo José Francisco Felipe no facebook e sua reação de revolta e seu desabafo totalmente justificatido:





Esperamos que as coisas se expliquem, que se ache os responsáveis e que tal fato NUNCA MAIS aconteça!
Da próxima vez, escutem mais o que falamos aqui! Prestem a atenção devida  a quem conhece o seu bairro!


DIRETORIA AMORBASP


Um comentário:

  1. O que consola a dor dos pais e a família de Camille? Creio que somente Deus pode confortá-los neste momento tão desolador! Que a justiça seja feita para que outros acidentes sejam evitados.
    Estamos indignados com o descaso das autoridades em relação às reivindicações dos moradores, enviadas através de ofícios pela AMORBAST (associação que muito bem nos representam).
    Vamos protestar através de fotos, filmagens, denúncias em jornais e TV.
    Abraços,
    Etevaldo e Edelite (associados).

    ResponderExcluir