Quem somos nós

Minha foto
São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, Brazil
A AMORBASP - Associação de Moradores do Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos/RJ é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo principal promover o congraçamento entre os moradores do Balneário São Pedro; zelar por sua estrutura operacional; promover melhorias e resguardar pelo bem-estar de seus moradores, veranistas e dos turistas que nos visitam. Somos, antes de qualquer coisa e acima de tudo, uma entidade que preservará pelo bem estar e pela qualidade de vida de todos os seus habitantes. A Associação não tem, e tem por objetivo nunca ter, qualquer vinculo politico-partidário. Por ser o veículo principal de informações da AMORBASP, a Associação de Proprietários e Moradores do Balneário São Pedro só se responsabiliza pelas informações colocadas aqui e não se reponderá por outras informaçãoes oriundas de outras fontes ou comentadas em outros veículos informativos. Sejam benvindos ao nosso blog e participem, sempre! De sua participação dependerá o sucesso de nossa Associação! Saudações Associativas!!!

terça-feira, 19 de março de 2013

Balneário São Pedro "de pernas pro ar!"... Afinal, onde está a "parceria" prometida pela Prefeitura?

Saudações Associativas!


Como sempre frisamos aqui, somos, e queremos continuar a ser, parceiros da atual administração da PMSPA, no intuito de buscar as melhorias das condições físicas e operacionais do nosso querido Balneário São Pedro, através da sua representação oficial, qual seja, a AMORBASP.

Quando no período eleitoral do ano passado, e mesmo antes, e também depois do pleito, fomos procurados por representantes de alto escalão da  atual administração municipal, à época ainda não eleita e/ou empossada,  para conversas sobre como seria a nova administração municipal, no que concerne à participação efetiva das Associações de Moradores nas definições de obras e demais ações que visassem a melhoria de bairros e logradouros aldeenses.

Nos mostramos, imediatamente, interessados em que se formassem parcerias, visto a intenção de sermos ouvidos como moradores, através de nossa representação, no caso a Associação de Moradores - a AMORBASP.

Destas conversas, surgiram propostas, e estas foram apresentadas e discutidas, sempre com a finalidade objetiva de melhorias para o nosso município e, em escala direta, dos bairros de SPA.

Assumida a nova administração municipal, tivemos provas incontestáveis das boas e reais intenções da gestão municipal em formar e manter estas parcerias.

No entanto, algumas deformações destas intenções estão se mostrando atualmente.

Na sua principal forma está a entrada de maquinário no Balneário para "reformas" das vias e "embelezamento da orla", vindo de onde e a mando de quem, ninguém sabe, afirmar ao certo. 
Apenas declara que está-se "fazendo serviços para a Prefeitura, igual ao que está sendo feito em Praia Linda"!!!

Ficam aqui as perguntas da AMORBASP, como representante dos moradores locais, que, espera-se, a PMSPA e seus "técnicos" saibam, pelo menos, responder:

- A que SETOR ou a que Secretaria Municipal esta equipe, está a serviço

- A Prefeitura já tem algum projeto urbanístico ou de melhoras para o Balneário São Pedro que a AMORBASP ainda não foi informada ou chamada a participar, opinar, sugerir idéias e explanar colocações?

- Em outras localidades, onde a Prefeitura está fazendo estas "intervenções" (termo muito usado pelos "técnicos" a serviço da Prefeitura), a Associação de Moradores local foi consultada, foi chamada a opinar ou, ao menos, foi informada do tal "Projeto" ou da tal "Intervenção"?

- Este "projeto", se ele realmente existir sabe que o Balneário São Pedro e Praia Linda são duas praias de lagoa com características topográficas bastante distintas e não podem ter o mesmo "tratamento paisagístico ou urbanístico"?




_ E o caso mais grave: A Prefeitura vai levar de ambulância a um hospital a senhora idosa, depois que ela levou um tombo ao caminhar na lama em excesso causada pela "intervenção" da PMSPA... ou da criança que caiu de sua bicicleta e também se feriu ao transitar pela lama formada que o próprio Presidente da AMORBASP avisou ao "encarregado técnico" que seria formada pela "intervenção" equivocada ?
(as fotos a seguir foram tiradas e postadas no facebook por um morador do Balneário São Pedro)




Aqui já se acidentaram pessoas

Insatisfação de moradores














- Antes de um "projeto urbanístico" não seria muito mais necessário, urgente e recomendável que se procedesse a definição do que vai se fazer com o esgotamento sanitário da Prolagos que desce por detrás dos bombeiros na beira da estrada e inunda toda  praça da AMAERJ com esgotos "in natura" junto com as águas pluviais que descem da estrada e das partes altas do Balneário São Pedro





Isto é esgoto misturado às águas de chuva
- Será que os "técnicos terceirizados" contratados pela PMSPA sabem disto? A própria Prefeitura já tentou saber disto? 

- A Prefeitura sabe solucionar este problema técnica ou judidcialmente, junto à Prolagos?



E temos mais problemas quanto ao cumprimento do que foi tratado nesta parceria:
- Como fica o recolhimento do lixo de podas e cortes de grama em nosso Balneário São Pedro?
Nós, moradores daqui, estamos cumprindo a nossa parte do acordado! Recolhemos nossos lixos citados acima, o ensacamos (caso do corte de grama) e os disponibilizamos organizadamente para a coleta por parte dos caminhões da Prefeitura.
E cadê os caminhões da Prefeitura para recolhê-los nos dias marcados através de comunicação oficial da Prefeitura, ás 4as. e 6as, feiras?
Estes lixos ficam ao tempo, durante 1 ou 2 semanas, ou mais,  até passar um caminhão para fazer sua coleta, e durante este período sujando o Balneário São Pedro durante este espaço de tempo.

- Como fica a reposição das lâmpadas queimadas, para a qual enviamos um levantamento minucioso através de oficio (ver postagens anteriores do blog)e que até agora, nada foi feito?


Com todo o respeito à parceria solicitada, e por nós sendo cumprida, pela Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia e, ainda, com a finalidade de mantermos, e respeitarmos,  esta parceria, a AMORBASP gostaria de respostas!

Com a palavra, a PMSPA!
Estaremos aguardando!

Cordiais Saudações Cidadãs da
Diretoria AMORBASP




4 comentários:

  1. Pois é amigo entra governo, sai governo e as atitudes continuam as mesmas, só promessas e mais promessas. Não vamos deixar que isso aconteça conosco novamente, se for o caso vamos recorrer a justiça para que finalmente sejamos lembrados e contemplados com o mínimo que merecemos,pois pagamos nossos impostos em dia e não somos nós que estamos deixando a desejar. Se não for por bem que seja por força de lei.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcelo Occhioni.
    Estamos com o firme propósito de nos mantermos em parceria com a PMSPA.
    Melhor assim, para todos nós.
    Mas sabemos do que precisamos e vamos priorizar o que precisamos e não o que quiserem nos impor, a não ser que seja bom para nós e para a PMSPA.
    Esta é a posição da atual Diretoria da AMORBASP.
    Abraços associativos!

    ResponderExcluir
  3. Nos últimos dias temos visto um esforço inútil da PMSPA, com obras genéricas e ações desorganizadas que visam maquiar os verdadeiros problemas do bairro. Projeto urbanístico e a verdadeira necessidade do bairro, que com a duplicação da RJ 140 e eventual elevação da mesma, sofre com os efeitos das águas da chuva. Infelizmente acho pouco provável que isso aconteça pois a prefeitura não tem pessoas qualificadas para elaborar um projeto desse tipo.
    Lixo vegetal e outro problema que se arrasta, vejo um caminhão recolhendo, parece insuficiente pela demanda alem do mais me parece que os funcionários da prefeitura escolhem onde recolher sempre foi assim, isso acontece por falta de gestão de pessoal, então cada um faz oque bem entende. Como foi escrito acima os funcionários se recusam a falar com os moradores sobre os serviços, sim isso e verdade, tentei falar com um encarregado da obra que estava na minha rua para explicar a situação e oque poderia ser feito para melhorar, ele me respondeu com desdem e um ar de superioridade, isso acontece pelo fato dessas pessoas serem escolhidas não por competência mais sim por filiação partidária.
    Parceria e uma palavra muito usada nos dias de hoje pelo poder publico (Reunião de pessoas por interesse comum) na maioria dos casos para fugir das responsabilidades do mesmo, nesse caso não se aplica aqui pois deve-se cobrar que a prefeitura cumpra com as suas obrigações para com os moradores do bairro, da mesma forma que cobra seus impostos, e que no caso são bem elevados.
    Por fim lendo o comentário do amigo Marcelo,vejo como as pessoas se comportam de maneira estranha no minimo dizendo, quando se fala em recorrer a justiça, direito esse assegurado em lei a todo cidadão desse país, nos últimos anos varias conquistas foram alcançadas apos o ingresso em juízo. Moradores da rua Guilhermina assim como H entraram em juízo contra a prefeitura, no caso da primeira foram muito bem recebidos pelo promotor que não só acolheu a denuncia como fez elogio a conduta cidadã dos mesmos, lembrando que ser cidadão não e só votar e pagar impostos mais também cobrar das instituições o cumprimento de suas obrigações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Salomão Alcantara.
      Seu comentário, como todos os que nos chegarem, foi publicado no blog da AMORBASP à 01:15 hs de hoje!
      Grato pela sua participação junto à AMORBASP, na tentativa de ajudar a resolver os problemas comunitários do nosso Balneário.
      Continuaremos a cobrar as ações da PMSPA quanto à melhoria do nosso bairro, mas de forma coletivamente comprometida com os moradores do Balneário São Pedro. Para isto, estamos desenvolvendo nosso trabalho coletivamente.
      Somos contra ações isoladas, mas cada que tome as atitudes que melhor lhes couber.
      Ações de justiça só serão tomadas quando cessarem todas as outras opções de conversações e as tentativas de solução por outros meios.
      Opções aliás, que poderiam ter sido tomadas por pessoas que estiveram no comando da Associação de Moradores bom um bom tempo e nada fizeram em colaboração ao pleito ao qual o sr. se refere.

      Saudações Associativas.

      José Raimundo Carvalho
      Presidente da AMORBASP

      Excluir