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São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, Brazil
A AMORBASP - Associação de Moradores do Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos/RJ é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo principal promover o congraçamento entre os moradores do Balneário São Pedro; zelar por sua estrutura operacional; promover melhorias e resguardar pelo bem-estar de seus moradores, veranistas e dos turistas que nos visitam. Somos, antes de qualquer coisa e acima de tudo, uma entidade que preservará pelo bem estar e pela qualidade de vida de todos os seus habitantes. A Associação não tem, e tem por objetivo nunca ter, qualquer vinculo politico-partidário. Por ser o veículo principal de informações da AMORBASP, a Associação de Proprietários e Moradores do Balneário São Pedro só se responsabiliza pelas informações colocadas aqui e não se reponderá por outras informaçãoes oriundas de outras fontes ou comentadas em outros veículos informativos. Sejam benvindos ao nosso blog e participem, sempre! De sua participação dependerá o sucesso de nossa Associação! Saudações Associativas!!!

terça-feira, 19 de março de 2013

Balneário São Pedro "de pernas pro ar!"... Afinal, onde está a "parceria" prometida pela Prefeitura?

Saudações Associativas!


Como sempre frisamos aqui, somos, e queremos continuar a ser, parceiros da atual administração da PMSPA, no intuito de buscar as melhorias das condições físicas e operacionais do nosso querido Balneário São Pedro, através da sua representação oficial, qual seja, a AMORBASP.

Quando no período eleitoral do ano passado, e mesmo antes, e também depois do pleito, fomos procurados por representantes de alto escalão da  atual administração municipal, à época ainda não eleita e/ou empossada,  para conversas sobre como seria a nova administração municipal, no que concerne à participação efetiva das Associações de Moradores nas definições de obras e demais ações que visassem a melhoria de bairros e logradouros aldeenses.

Nos mostramos, imediatamente, interessados em que se formassem parcerias, visto a intenção de sermos ouvidos como moradores, através de nossa representação, no caso a Associação de Moradores - a AMORBASP.

Destas conversas, surgiram propostas, e estas foram apresentadas e discutidas, sempre com a finalidade objetiva de melhorias para o nosso município e, em escala direta, dos bairros de SPA.

Assumida a nova administração municipal, tivemos provas incontestáveis das boas e reais intenções da gestão municipal em formar e manter estas parcerias.

No entanto, algumas deformações destas intenções estão se mostrando atualmente.

Na sua principal forma está a entrada de maquinário no Balneário para "reformas" das vias e "embelezamento da orla", vindo de onde e a mando de quem, ninguém sabe, afirmar ao certo. 
Apenas declara que está-se "fazendo serviços para a Prefeitura, igual ao que está sendo feito em Praia Linda"!!!

Ficam aqui as perguntas da AMORBASP, como representante dos moradores locais, que, espera-se, a PMSPA e seus "técnicos" saibam, pelo menos, responder:

- A que SETOR ou a que Secretaria Municipal esta equipe, está a serviço

- A Prefeitura já tem algum projeto urbanístico ou de melhoras para o Balneário São Pedro que a AMORBASP ainda não foi informada ou chamada a participar, opinar, sugerir idéias e explanar colocações?

- Em outras localidades, onde a Prefeitura está fazendo estas "intervenções" (termo muito usado pelos "técnicos" a serviço da Prefeitura), a Associação de Moradores local foi consultada, foi chamada a opinar ou, ao menos, foi informada do tal "Projeto" ou da tal "Intervenção"?

- Este "projeto", se ele realmente existir sabe que o Balneário São Pedro e Praia Linda são duas praias de lagoa com características topográficas bastante distintas e não podem ter o mesmo "tratamento paisagístico ou urbanístico"?




_ E o caso mais grave: A Prefeitura vai levar de ambulância a um hospital a senhora idosa, depois que ela levou um tombo ao caminhar na lama em excesso causada pela "intervenção" da PMSPA... ou da criança que caiu de sua bicicleta e também se feriu ao transitar pela lama formada que o próprio Presidente da AMORBASP avisou ao "encarregado técnico" que seria formada pela "intervenção" equivocada ?
(as fotos a seguir foram tiradas e postadas no facebook por um morador do Balneário São Pedro)




Aqui já se acidentaram pessoas

Insatisfação de moradores














- Antes de um "projeto urbanístico" não seria muito mais necessário, urgente e recomendável que se procedesse a definição do que vai se fazer com o esgotamento sanitário da Prolagos que desce por detrás dos bombeiros na beira da estrada e inunda toda  praça da AMAERJ com esgotos "in natura" junto com as águas pluviais que descem da estrada e das partes altas do Balneário São Pedro





Isto é esgoto misturado às águas de chuva
- Será que os "técnicos terceirizados" contratados pela PMSPA sabem disto? A própria Prefeitura já tentou saber disto? 

- A Prefeitura sabe solucionar este problema técnica ou judidcialmente, junto à Prolagos?



E temos mais problemas quanto ao cumprimento do que foi tratado nesta parceria:
- Como fica o recolhimento do lixo de podas e cortes de grama em nosso Balneário São Pedro?
Nós, moradores daqui, estamos cumprindo a nossa parte do acordado! Recolhemos nossos lixos citados acima, o ensacamos (caso do corte de grama) e os disponibilizamos organizadamente para a coleta por parte dos caminhões da Prefeitura.
E cadê os caminhões da Prefeitura para recolhê-los nos dias marcados através de comunicação oficial da Prefeitura, ás 4as. e 6as, feiras?
Estes lixos ficam ao tempo, durante 1 ou 2 semanas, ou mais,  até passar um caminhão para fazer sua coleta, e durante este período sujando o Balneário São Pedro durante este espaço de tempo.

- Como fica a reposição das lâmpadas queimadas, para a qual enviamos um levantamento minucioso através de oficio (ver postagens anteriores do blog)e que até agora, nada foi feito?


Com todo o respeito à parceria solicitada, e por nós sendo cumprida, pela Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia e, ainda, com a finalidade de mantermos, e respeitarmos,  esta parceria, a AMORBASP gostaria de respostas!

Com a palavra, a PMSPA!
Estaremos aguardando!

Cordiais Saudações Cidadãs da
Diretoria AMORBASP




segunda-feira, 18 de março de 2013

Mudança dos HORÁRIOS DE ATENDIMENTO da SEDE da AMORBASP



Saudações Associativas!

Sendo verificada a pouca necessidade da permanência de um Diretor da AMORBASP em 3 (três) períodos semanais de atendimento na Sede da AMORBASP, foi decidido em Assembléia-Geral a troca destes dias de atendimento para apenas uma dia semanal.

A partir da presente data, o único dia de atendimento será no SÁBADO, das 9:00 às 12:00 hs.

Caso seja de extrema  urgência e necessidade algum tipo de atendimento por parte dos moradores do Balneário São Pedro, este poderá ser feito através do nosso email ou do próprio blog.

Ainda disponibilizamos o telefone celular do Presidente para atendimento: 
(22) 9878.7954

A volta do atendimento em três dias por semana (3as., 5as., e Sábados) será somente nos meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro.

Pedimos a compreensão de todos para a necessidade de terem sido encurtados os horários e dias de atendimento.


José Raimundo Carvalho
Presidente da AMORBASP

Informes da Assembléia-Geral Ordinária de 09 de Março de 2013

Saudações Associativas!!!


No sábado - 09 de março - foi realizada a nossa Assembléia - Geral Ordinária do primeiro semestre de gestão da Diretoria 2012-2014



Mesmo tendo sofrido um adiamento de uma semana por motivos das más condições de tempo, o que poderia ter reduzido o número de participantes por causa deste adiamento, podemos afirmar que a Assembléia foi um sucesso!



Pela primeira vez, utilizamos o espaço da nossa Sede para um evento (que esperamos sejam muitos ali a se realizar daqui por diante), recém-melhorada com a pintura dos bancos, limpeza do espaço e iluminação colocada especialmente para o evento.



Com o comparecimento significativo de moradores do Balneário São Pedro, foram tomadas decisões e fornecidas informações por parte da Diretoria, quanto a:



1. a explanação do processo evolutivo do desenvolvimento da AMORBASP desde o inicio da atual gestão



2. relatada a parceria com a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia (PMSPA) em relação às necessidades do Balneário São Pedro



3. relatadas as atividades no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2013, com a apresentação dos resultados alcançados em relação as melhorias das vias públicas do Balneário São Pedro, sua iluminação e questões de Segurança Pública



4. decidida a filiação da AMORBASP à FEMANSPA (Federação das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia), cuja votação por unanimidade foi aprovada esta filiação, onde mensalmente a AMORBASP irá colaborar com o valor de R$ 20,00 (vinte reais) àquela Federação



5. explanada a participação da AMORBASP em diversos fóruns da sociedade civil organizada, tais como: Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de São Pedro da Aldeia, “Café da Manhã” com a PMERJ (Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro), salientado que as solicitações dos moradores do Balneário São Pedro apresentadas nestes fóruns foram amplamente atendidas, além de mencionada a participação da AMORBASP no Encontro com a Defesa Civil, onde se viu o despreparo daquela Instituição para operar em casos de calamidade pública no município, na avaliação do Presidente da AMORBASP, presente ao Encontro



6. feita pelo Presidente da AMORBASP uma avaliação das ações empreendidas pela Associação durante as festas de fim-de-ano e de Carnaval onde foram distribuídos panfletos de alerta confeccionados pela AMORBASP e explicadas as ações de convencimento aos frequentadores da lagoa do Balneário, solicitando a limpeza e recolhimento do lixo gerado pelos próprios. Esta ação da AMORBASP foi considerada como altamente positiva pelos presentes



7. levantada a situação de diversos animais vadios soltos pelo Balneário São Pedro. Neste sentido e com o fito de minorar o problema, foi decidido que a Associação entrará em contato com o futuramente criado Centro de Zoonoses da PMSPA, para uma avaliação quanto à solução do problema



8. relatado pelo Presidente um histórico resumido da gestão atual da Diretoria, contando todas as dificuldades encontradas no período, as lutas empreendidas e os resultados alcançados. Este relato foi amplamente elogiado pelos presentes



9. feito um balanço da situação financeira da AMORBASP no período setembro/2012 – fevereiro/2013, mostrando os gastos, a origem dos fundos, quais as prioridades a partir de agora e foi também feito um relato das “contribuições voluntárias” no mesmo período



10. foram anunciados os “apoiadores financeiros” conseguidos até agora, além de apresentados aqueles em estágio de conversação para a adesão ao apoio à AMORBASP, bem como o destino da aplicação destes recursos. Estes valores foram aprovados pelos presentes



11. feita pela, ainda, 1ª. Tesoureira, Ana Claudia Almeida, a prestação de contas do período, sendo estas contas aprovadas em seu total conteúdo. A partir de agora, as contas serão apresentadas e serão de responsabilidade do novo 1º. Tesoureiro, Sr. Alexandre Petra



12. foram explicados os motivos da ainda não abertura de conta bancária em nome da AMORBASP para as suas operações financeiras, sendo dada como a principal a não explicitação no Estatuto vigente a quem caberia a responsabilidade de assinatura contábil e jurídica por qual(ais) diretor(es) da Associação. Ficou decidido que esta assinatura será unicamente a do Presidente, José Raimundo Carvalho. Em algum caso especial, se exigirá também a assinatura do Diretor 1º. Tesoureiro, mas não para os casos de conta bancária. Esta conta bancária será aberta no menor espaço de tempo possível junto ao Banco do Brasil, agência São Pedro da Aldeia



13. foi dada ciência da sequência das novas filiações e formalizando as antigas, foi solicitado o preenchimento da nova Ficha de Filiação por todos os sócios da AMORBASP, o que será feito em regime de mutirão nos plantões da Diretoria na sede da Associação



14. estes  atendimentos, segundo proposta debatida e aceita, se darão somente, a partir da presente data, aos sábados, das 09:00 às 12:00 hs. A volta dos plantões de 3as. e 5as. feiras se dará somente nos períodos de julho, dezembro, janeiro e fevereiro, frente à uma demanda de atendimentos que justifique a abertura da Associação para o atendimento aos associados nestes dias



15. Foram apresentados os nomes dos novos componentes da Diretoria, Vice-Presidência e formação do Conselho Fiscal, como também foi ampla e detalhadamente explicados os motivos das saídas dos antigos titulares, o que foi compreendido e aceito pelos presentes. Os eleitos, por unanimidade de votos dos associados presentes foram: Vice-Presidente: Luzinete Cardoso; 1ª. Secretária: Elita Goossens; 2ª. Secretária: Haika Moline; 1º. Tesoureiro: Alexandre Petra; 2º. Tesoureiro: Paulo Considera; 1ª. Diretora Social: Janice Chaves; 2ª. Diretora Social: Tereza Chermont. O Conselho Fiscal ficou assim constituído: Presidente: Valério Nuno do Quintal Figueiredo; Vice-Presidente: James Estonlho e  Edson Stocco Junior. Na Assessoria de Comunicação, ligada diretamente à Presidência e à Vice-Presidência, e com a tarefa de divulgação da AMORBASP ao público externo via internet, ocupará a Assessoria de Comunicação a Sra. Ana Claudia Almeida



16. Foi, novamente, levantada a extrema e urgente necessidade da participação mais efetiva de associados que residem em áreas distantes da sede da AMORBASP e para que se elejam representantes locais destas áreas para que estes participem das reuniões mensais do Conselho Diretor da AMORBASP, trazendo problemas e sugerindo ações que, se necessárias, sejam executadas pela AMORBASP. Para isto, o Balneário São Pedro será dividido em “setores geográficos” pela Diretoria para que se exerça esta votação dos representantes por cada um destes setores 





Como se vê, as abordagens e decisões tomadas atenderam às necessidades atuais dos moradores do balneário São Pedro de forma clara, transparente e plena.



Quaisquer dúvidas, podem ser sanadas ou dirimidas pela visualização do texto original da Ata, colocado a seguir e que será encaminhada para registro oficial imediatamente junto ao Cartório do 20. Ofício de São Pedro da Aldeia, para que se possa exercer, em sua plenitude, as decisões tomadas.



Bom, era isto que tinhamos a informar sobre a Assembleia Geral Ordinária de 09 de março de 2013.



Um grande abraço a todos!





José Raimundo Carvalho

Presidente da AMORBASP




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Ata da Assembleia Geral Ordinária da ASSOCIAÇÃO DE PROPRIETÁRIOS E MORADORES DO BALNEÁRIO SÃO PEDRO (AMORBASP) realizada em 09 de março de 2013.




Aos nove dias do mês de março de 2013, às 18:00 hs, no espaço da Sede da AMORBASP, foi iniciada a Assembleia Geral Ordinária da Associação de Proprietários e Moradores do Balneário São Pedro (AMORBASP) com as devidas justificativas e exposição de motivos para a sua realização. Inicialmente, fez uso da palavra o Presidente para fazer a explanação do processo evolutivo do desenvolvimento da AMORBASP desde o inicio da atual gestão. Em continuidade, foi relatada a parceria com a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia (PMSPA) em relação às necessidades do Balneário São Pedro. No âmbito da nova estrutura administrativa da PMSPA foi explicado, pelo Sr. Presidente, que foi criada a Secretaria de Urbanismo e, devido a isto, serão corrigidos ofícios anteriormente enviados à Secretaria de Serviços Públicos que, por esta mudança administrativa, não é mais a Secretaria responsável por diversos serviços solicitados em ofício à PMSPA. Neste mesmo sentido, e pelo mesmo motivo, serão re-encaminhadas solicitações, também via ofício, à Secretaria de Meio-Ambiente e à Secretaria de Urbanismo quanto às obras que estão ora sendo realizadas no Balneário São Pedro, com fins da AMORBASP tomar ciência formalmente e sugerir as mais prioritárias. Foi lida e aprovada a Ata da Assembleia Extraordinária de 29 de setembro. Foi feita pela Diretoria uma explanação das atividades desenvolvidas pela AMORBASP no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2013, com a apresentação dos resultados alcançados em relação as melhorias das vias públicas do Balneário São Pedro, sua iluminação e questões de Segurança Pública.Foi colocada em votação a filiação da AMORBASP à FEMANSPA (Federação das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia), cuja votação por unanimidade foi aprovada esta filiação, onde mensalmente a AMORBASP irá colaborar com o valor de R$ 20,00 (vinte reais) àquela Federação. Foi explanada a participação da AMORBASP em diversos fóruns da sociedade civil organizada, tais como: Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de São Pedro da Aldeia, “Café da Manhã” com a PMERJ (Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro), salientado que as solicitações dos moradores do Balneário São Pedro apresentadas nestes fóruns foram amplamente atendidas, além de mencionada a participação da AMORBASP no Encontro com a Defesa Civil, onde se viu o despreparo daquela Instituição para operar em casos de calamidade pública no município, na avaliação do Presidente da AMORBASP, presente ao Encontro. Foi feita pelo Presidente da AMORBASP uma avaliação das ações empreendidas pela Associação durante as festas de fim-de-ano e de Carnaval onde foram distribuídos panfletos de alerta confeccionados AMORBASP e as explicadas as ações de convencimento aos frequentadores da lagoa do Balneário, solicitando a limpeza e recolhimento do lixo gerado pelos próprios. Esta ação da AMORBASP foi considerada como altamente positiva pelos presentes. Foi levantada a situação de diversos animais vadios soltos pelo Balneário São Pedro. Neste sentido e com o fito de minorar o problema, foi decidido que a Associação entrará em contato com o futuramente criado Centro de Zoonoses da PMSPA, para uma avaliação quanto à solução do problema. Foi relatado pelo Presidente um histórico resumido da gestão atual da Diretoria, contando todas as dificuldades encontradas no período, as lutas empreendidas e os resultados alcançados. Este relato foi amplamente elogiado pelos presentes. Foi feito um balanço da situação financeira da AMORBASP no período setembro/2012 – fevereiro/2013, mostrando s gastos, a origem dos fundos, quais as prioridades a partir de agora e foi também feito um relato das “contribuições voluntárias” no mesmo período. Foram anunciados os “apoiadores financeiros” conseguidos até agora, além de apresentados aqueles em estágio de conversação para a adesão ao apoio à AMORBASP, bem como o destino da aplicação destes recursos. Estes valores foram aprovados pelos presentes. Foi feita pela, ainda, 1ª. Tesoureira Ana Claudia Almeida a prestação de contas do período, sendo estas contas aprovadas em seu total conteúdo. A partir de agora, as contas serão apresentadas e serão de responsabilidade do novo 1º. Tesoureiro, Sr. Alexandre Petra. Foram explicados os motivos da ainda não abertura de conta bancária em nome da AMORBASP para as suas operações financeiras, sendo dada como a principal a não explicitação no Estatuto vigente a quem caberia a responsabilidade de assinatura contábil e jurídica por qual(ais) diretor(es) da Associação. Ficou decidido que esta assinatura será unicamente a do Presidente, José Raimundo Carvalho. Em algum caso especial, se exigirá também a assinatura do Diretor 1º. Tesoureiro, mas não para os casos de conta bancária. Esta conta bancária será aberta no menor espaço de tempo possível junto ao Banco do Brasil, agência São Pedro da Aldeia. Dando ciência da sequência das novas filiações e formalizando as antigas, foi solicitado o preenchimento da nova Ficha de Filiação por todos os sócios da AMORBASP, o que será feito em regime de mutirão nos plantões da Diretoria na sede da Associação. Estes mutirões de atendimento, segundo proposta debatida e aceita , se darão somente a partir da presente data aos sábados, das 09:00 às 12:00 hs. A volta dos plantões de 3as. e 5as. feiras se dará somente nos períodos de julho, dezembro, janeiro e fevereiro, frente à uma demanda de atendimentos que justifique a abertura da Associação para o atendimento aos associados nestes dias. Foram apresentados os nomes dos novos componentes da Diretoria e Vice-Presidência, como também explicados os motivos das saídas dos antigos titulares, o que foi compreendido e aceito pelos presentes. Os eleitos, por unanimidade de votos pelos associados presentes foram: Vice-Presidente: Luzinete Cardoso; 1ª. Secretária: Elita Goossens; 2ª. Secretária: Haika Moline; 1º. Tesoureiro: Alexandre Petra; 2º. Tesoureiro: Paulo Considera; 1ª. Diretora Social: Janice Chaves; 2ª. Diretora Social: Tereza Chermont. O Conselho Fiscal ficou assim constituído: Presidente: Valério Nuno do Quintal Figueiredo; Vice-Presidente: James Estonlho e o Sr. Edson Stocco Junior. Na Assessoria de Comunicação, ligada diretamente à Presidência e à Vice-Presidência, e com a tarefa de divulgação da AMORBASP ao público externo via internet, ocupará a Assessoria de Comunicação a Sra. Ana Claudia Almeida. Foi, novamente, levantada a extrema e urgente necessidade da participação de associados que residem em áreas distantes da sede da AMORBASP para que elejam representantes locais para que estes participem das reuniões mensais do Conselho Diretor da AMORBASP, trazendo problemas e sugerindo ações que, se necessárias, sejam executadas pela AMORBASP. Para isto, o Balneário São Pedro será dividido em “setores geográficos” pela Diretoria para que se exerça esta votação dos representantes por cada um destes setores. Nada mais tendo a relatar e discutir, o Presidente deu por encerrada a Assembleia às 20:26 hs, e eu, Janice Chaves, ainda 2ª. Secretária, lavrei a presente, que vai assinada por mim e pelo Presidente, José Raimundo Carvalho.



São Pedro da Aldeia, 09 de março de 2013.




José Raimundo Carvalho
Presidente

Janice Chaves
1ª. Secretária